Sempre busco forma de fazer lanchinho para comer com uma saladinha ou servir com uma boa xícara de café com leite no fim da tarde, e como aqui em casa adoramos essa mistura básica do Lanche Bauru, resolvi fazer um Bauru de forno simples, mas que fica fofinho e mega recheado. Essa receita é uma daquelas que você pode fazer bastante e depois de assado (e frio) cortar em pedaços e levar para congelar, assim sempre que precisa tem um lanchinho rápido te esperando em casa.
Curiosidade: Fui pesquisar sobre o lanche bauru e descobri que o que comemos hoje com presunto, queijo, tomate e orégano é apenas uma das muitas variações desse lanche, e sua versão original seria com pão francês, rosbife, fatias de tomate, picles e queijo muçarela derretido, condimentado com orégano e sal. Outra curiosidade é que o lanche não foi inventado na Cidade de Bauru e sim em São Paulo Capital, mas recebeu esse nome em homenagem a cidade natal do seu criador Casimiro Pinto Neto.
Bauru de Forno
Tipo da Receita: Lanche Cozinha: Fácil
Rendimento: +ou- 10 fatias
Ingredientes
4 Ovos
½ xícara (chá) de Azeite
1 xícara (chá) de Leite
1 e ½ xícara (chá) de Farinha de Trigo
1 Colher (chá) de Sal
1 Colher (sopa) de Fermento
300g de Presunto (fatiado)
300g de Queijo (fatiado)
2 Tomates (em rodelas)
Orégano a gosto
Instruções
Unte e enfarinhe bem uma forma pequena/media 25cm (largura) e 5cm (altura).
Pré aqueça o forno a 180ºC por 15 minutos.
Em uma tigela adicione o azeite, ovos, leite e bata bem até que comece a espumar bem.
Junte a farinha de trigo, sal e fermento químico e misture até a massa ficar lisinha e sem pelotas de massa.
Despeje metade da massa na forma, e faça camadas de recheio seguindo a sequencia: Presunto > Queijo > Tomate > Orégano > Presunto.
Cubra o recheio com o restante da massa espalhe bem e polvilhe um pouco de orégano, leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Assim que ficar pronto deixe esfriar um pouco para cortar e remover as fatias.
Observações
RECHEIO: É claro que você pode usar outros recheios com essa massa, e até fazer as outras versões de bauru que existem por ai, o importante é fazer com o que você gosta.
AZEITE: Se desejar substitua por óleo, manteiga ou margarina derretida.
LEITE: Na receita foi usado o desnatado mas pode usar qualquer um que você tiver.
FORMA: Se sua forma for maior também da para fazer, porém vai ficar mais baixinho.
ORÉGANO: Se não gosta ou é alérgico, basta trocar por suas ervas favoritas.
CONGELAMENTO: Asse como recomendado e espere esfriar totalmente, corte as fatias e embrulhe individualmente em papel alumínio e plastico filme para vedar bem, congele por até 3 meses, na hora de aquece é só tirar do freezer e levar para o forno ou micro-ondas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário